Composição Audiovisual - Audiovisual Composition

Musical education and contemporary art at school: creation processes and autonomy 

Luciane Pereira de Morais

(Devido minha participação na 15ª Conferência Internacional de Percepção e Cognição Musical e 10ª Conferência da Sociedade Européia de Ciências Cognitivas da Música, o texto será escrito em dois idiomas: inglês e português)

Este trabalho, apresentado como pôster no dia 25/Jul/2018 em La Plata, Argentina, demonstrou uma orientação pedagógica, com estudantes de 9º ano de uma escola privada em 2017, adotada para o desenvolvimento de processos criativos musicais imbricados pela arte contemporânea aliado a uma condução que favoreça o desenvolvimento da autonomia do individuo, considerando sua própria perspectiva.



(Due to my participation in the 15th International Conference on Perception and Musical Cognition and the 10th Conference of the European Society for Cognitive Sciences of Music, the text will be written in two languages: English and Portuguese)

This work, presented as a poster on July 25, 2018 in La Plata, Argentina, demonstrated a pedagogical orientation, with students from the 9th grade of a private school, adopted for the development of creative musical processes overlapped by contemporary art allied to a driving that favors the development of the individual's autonomy, considering his own perspective.



(Texto do Pôster em Português)

EDUCAÇÃO MUSICAL E ARTE CONTEMPORÂNEA NA ESCOLA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E AUTONOMIA

Pesquisas recentes apontam para o importante desenvolvimento da autonomia dos indivíduos nos processos de ensino e aprendizagem, priorizando uma abordagem crítica da educação musical nos anos finais do ensino fundamental (GREEN, 2012). Esta apresentação retrata o processo de criação audiovisual usando a escala dodecafônica, também conhecida como escala de doze tons, combinada com a composição visual com alunos do 9º ano do Colégio Marupiara, na zona leste da cidade de São Paulo, em setembro e outubro de 2017. O objetivo principal desta proposta pedagógica musical era proporcionar um espaço criativo em uma perspectiva contemporânea, com integração de arte e uso de recursos tecnológicos, convergindo música e artes visuais em material audiovisual.  Tornou-se um objetivo secundário ao longo do projeto, mas de igual importância, estimular a autonomia nos processos de ensino-aprendizagem e reestruturar o escopo do relacionamento professor / aluno oferecendo a orientação restrita da parceria. Esse trabalho, uma pesquisa qualitativa, circunscrita pela arte contemporânea, baseia-se na pedagogia crítica, na qual ação e reação (FREIRE, 1979) são vistas como premissas na relação do sujeito com o objeto do conhecimento. O projeto foi dividido em três fases: fundamentação teórica da proposta de Schoenberg para uma composição dodecafônica serialista; composição coletiva, escrita musical e manipulação de material sonoro; e composição visual. Na primeira fase, foi oferecida uma breve explicação sobre a escala de doze tons e o serialismo a partir de uma perspectiva histórica para demonstrar sua relevância no discurso da arte contemporânea, desconstruindo paradigmas e solicitando ao ouvinte uma escuta crítica acoplada ao conhecimento prévio. Na segunda fase, os alunos foram divididos em dois grupos (A e B) e a criação artística coletiva colaborativa com Boomwhackers (tubos percutivos melódicos) utilizando a escala de doze tons foi realizada para que os alunos pudessem vivenciar e ouvir a referida escala. Os critérios de composição baseados na manipulação de material musical foram estabelecidos, experimentando-se as características de inversão e retrógrada utilizadas por Schoenberg (Griffiths, 1987). A composição foi registrada no aplicativo Notion e uma gravação de áudio foi feita para iniciar a terceira fase: a composição visual. Nesta fase as tarefas escolhidas foram edição de fotos de um tema sociopolítico (grupo A) e animação quadro a quadro (grupo B). Uma relação de co-participação entre professor e alunos foi reestruturada, na qual, juntos, os sujeitos  manipularam o conhecimento em parceria visando a construção do espaço escolar centrado nas escolhas e necessidades do aluno. Ao longo do projeto, os alunos contemplaram o processo de criação de acordo com o discurso da arte contemporânea, contribuindo para a criação de um espírito mais crítico.

Para ouvir e assistir os trabalhos realizados por estes estudantes, acesse os links :

To listen and watch the work done by these students, access the links:

Grupo 1 - "Depois da Tempestade, enfim a calmaria"

Grupo 2 - "Despair"

Grupo 3 - "Dum Dum"

Grupo 4 - sem título/ no title



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