Música e literatura

Projeto de leitura e escrita e trilha sonora

Parceiras:  Raquel Vicco e Michelle Portes


Trabalho de Composição, Trilha Sonora, em parceria com o Projeto de Leitura e escrita dos 5º Ano/2016 : Os Bandeira Pirata e o Galeão Assombrado e O Segredo do Violinista. 



Nesse trabalho de composição coletiva descritiva os estudantes tiveram como mote as histórias de livros paradidáticos: "Os Bandeira Pirata e o Galeão Assombrado" e "O Segredo do Violonista".
Os livros foram lidos sob a orientação das professoras polivalentes (Raquel e Michelle), durante o projeto de leitura e escrita. A leitura contribuiu também para a observação e classificação sobre o gênero literário.
Nas aula de música, nos baseamos sobre o caráter de excertos do texto, com o objetivo de compor ideias musicais capazes de descrever determinada ação ou mesmo sensação. Sendo assim, os alunos foram incentivados a compor música descritiva, a trilha sonora da história.
Usamos a improvisação para exploração de toda escala melódica (DoM); criação de ostinatos; sobreposição e justaposição de obstinamos e improvisos com instrumentos de percussão definida (xilofones e metalofones).





Poesia Concreta

Parceiros: Eleonora Mioto, Michele Dtka, Natalia Lemos, Antonio Marcos B. Da Silva Junior

Este trabalho teve o propósito de transformar o olhar do estudante sobre os modos de produção artística convencionais, num passeio pela arte contemporânea envolvendo diferentes linguagens: literatura, artes visuais e música. As áreas trabalharam integradas na criação de poesia concreta a partir das características do gênero articulado à expressão audiovisual, oferecendo uma dimensão verbivocovisual da poesia.

As disciplinas de Literatura  e Artes visuais iniciaram o projeto pautadas pela semântica e estilística, figura de linguagem, sílaba poética, ritmo, estrofe e verso, diferenças entre poesia e poema, subjetividade, conotação e denotação e vida e obra de Augusto de Campos. Já em Educação Musical focalizou-se a valorização e exploração dos elementos sonoros da palavra, a decomposição do texto e a técnica de fundo e figura.

A partir desta abordagem literária  os estudantes puderam reconhecer a poesia no contexto sócio-político e criar poesia concreta , oferecendo o material á ser trabalhado na Educação Musical, para despertar a percepção sonora e a criação musical no contexto da Arte Contemporânea.
No projeto utilizamos da prática de aulas dialógicas, ou seja, aulas em  que dois professores  compartilham o mesmo tema, sob diferentes ângulos, em momentos distintos, sendo que os discursos devem ser complementares, oferencendo uma visão interdisciplinar do assunto para o aluno. Contudo, a composição musical , bem como a criação da poesia concreta foram orientadas em aulas e disciplinas distintas, com articulação entre as áreas. Algumas ações educativas foram direcionadas em conjunto: saída à exposição Rever de Augusto Campos; leitura e interpretação de poemas; compreensão das diferentes formas poéticas; estudo comparativo do poema a partir da linguagem escrita em diferentes épocas; modos de criação coletivos verbovocovisual sobre um tema.


Trabalho de Composição verbivocovisual, para projeto de Poesia Concreta no 9º Ano/2016 em parceria com Literatura.






O ensino de Japonês e sua interface com a música e a literatura 

Parceiro: Antonio Marcos Bueno da Silva Junior


O trabalho foi realizado em uma proposta interdisciplinar em parceria com as aulas de ensino musical em proposta pedagógica reflexiva. A atividade realizada tinha como objetivo introduzir o conceito de Haicai, gênero poético japonês e constituiu-se em três etapas básicas: análise sobre o gênero; a composição musical descritiva e produção de haicais autênticos. Na primeira etapa os alunos receberam o primeiro contato na aula de japonês com o gênero, através de uma abordagem analítica orientada. Na segunda etapa, a partir de haicais japoneses escolhidos pelo grupo, abriu-se uma discussão e definimos o perfil para a composição musical: melodia acompanhada descritiva, uso de tema/repetição/variação com instrumentos de teclas. Na última etapa os estudantes produziram haicais autênticos. Pensando em uma proposta crítica e intercultural de ensino (MAHER, 2007; ROCHA, 2010) o objetivo primordial deste entrelaçamento interdisciplinar era que os alunos desenvolvessem um olhar mais crítico sobre a poesia e a música, um olhar que expandisse e problematizasse as diferenças estéticas e linguísticas das línguas em questão, criando também um paralelo crítico sobre as estruturas da nossa língua materna e do próprio japonês. 


Trabalho de Composição, escala pentatônica, para Haicais em parceria com o Ensino de Japonês, 6° ano/2016.

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